FAMÍLIA CAINELLI

segunda-feira, setembro 11, 2006

O ANCESTRAL - Gaspare Cainelli


Gaspare Cainelli nasceu em 15 de abril de 1843, em Barbaniga di Civezzano, província de Trento. Seus pais eram Valentino Cainelli e Anna Stenech. Emigrou ao Brasil no dia 25 de outubro de 1875. Partiu de sua terra natal juntamente com a esposa Maria de Carli (?/?/1852 - 11/05/1913) e um filho de colo, Domenico Alessandro Cainelli, com menos de um ano de idade, que morreu na viagem ao Brasil.
Na Itália tinha como profissão a agricultura de subsistência, onde o excedente era vendido. Cultivavam essencialmente a videira de onde a uva era transformada em vinho.
Seu porte físico era de estatura mediana, semblante ovalóide, olhos e cabelos negros, boca e nariz regulares.

A VIAGEM AO BRASIL

De seu vilarejo partiu de trem até o porto de Gênova. Após alguns dias de espera rumou ao Brasil. "Trenta sei giorní di macchina a vapore" chegou ao porto do Rio de Janeiro. A viagem do Rio de Janeiro até Porto Alegre durou de dez a doze dias com passagem por portos intermediários assim como Santos, Paranaguá, Florianópolis e por fim Rio Grande. De Rio Grande a Porto Alegre mudaram de navio até chegar a capital. De Porto Alegre em outra embarcação chegou até Montenegro. Daí até a colônia de Dona Isabel o trajeto foi feito a pé e no lombo de mulas. Finalmente no dia 24 de dezembro de 1875 meu trisavô chegou ao que hoje é o município de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Ele e mais 45 famílias de autênticos tiroleses fundaram a atual cidade.
(Adaptado de texto de João Carlos Cainelli)